IMPACT SCORE JOURNAL RANKING CONFERENCE RANKING Conferences Journals Workshops Seminars SYMPOSIUMS MEETINGS BLOG LaTeX 5G Tutorial Free Tools
ARTIS 2022 : ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património #10
ARTIS 2022 : ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património #10

ARTIS 2022 : ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património #10

Lisbon
Event Date: February 09, 2022 - June 15, 2022
Submission Deadline: June 15, 2022
Notification of Acceptance: July 30, 2022




Call for Papers

A descoberta do processo fotográfico, no segundo quartel de oitocentos, veio revolucionar o Mundo e, em particular, o Mundo da Arte.

As implicações na produção artística foram enormes, sobretudo na pintura. Depois da oposição entre pintura e fotografia, entre artistas e técnicos, que marcou a segunda metade do século XIX, a colaboração entre si permitiu a evolução de ambas as técnicas, e até a sua coexistência, como sucede, por exemplo, na obra de Helena Almeida.

No entanto, para o Mundo da Arte, o aparecimento e a consagração da fotografia não trouxe apenas implicações na criação artística e nas suas técnicas. Trouxe, e muitas, na área da reprodução imagética das obras de arte. Através da imagem fotográfica a Humanidade passou a usufruir da possibilidade de ter acesso, à distância, ao conhecimento e visualização das obras de arte. A fotografia, “a primeira técnica de reprodução verdadeiramente revolucionária”, nas palavras de Walter Benjamin, torna-se, pois, um veículo potenciador das obras de arte, no sentido dos desafios de conhecimento lançados pela sua larga difusão em catálogos, em livros, em exposições. A mediação fotográfica amplia, assim, o valor de exibição das obras de arte através da sua reprodução técnica, ultrapassando estas as fronteiras dos museus e galerias, das igrejas e palácios, dos países e continentes.

Sendo a arte, essencialmente, imagem, a expansão do processo fotográfico e a possibilidade desta poder circular rápida e livremente teve como consequência a divulgação e a globalização das obras de arte. As fotografias transformaram-se, assim, num poderosíssimo veículo de transmissão de imagens de obras de arte permitindo, através delas, a rápida difusão do conhecimento, da investigação, do estudo e, até, da comercialização tanto das obras de arte, como das próprias imagens. Refira-se o exemplo da empresa mais antiga do mundo a trabalhar na área da fotografia, a florentina Fratelli Alinari, fundada em 1852 e ainda em atividade, como a prova mais do que provada da importância da comunicação através da imagem fotográfica, seja ela um daguerreótipo, um negativo em placa de vidro ou uma moderna fotografia digital.

Diante da amplitude e da pertinência do tema, convidam-se os autores a apresentar os resultados da sua investigação sobre tópicos como:
- fotógrafos e casas fotográficas ligados ao Mundo da Arte;
- parcerias entre fotógrafos e historiadores da arte;
- arquivos fotográficos de arte;
- fotografia e cripto-história da arte;
- fotografia e inventário artístico;
- fotografia e turismo cultural;
- fotografia e mercado da arte;
- fotografia e restauro de monumentos e de obras de arte;
- fotografia e laboratório: estudo e valorização do património histórico-artístico.

Outros tópicos propostos pelos autores poderão ser considerados pela Comissão Científica da ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património, desde que devidamente integrados no âmbito temático do presente número da revista.

O período de chamada de artigos encontra-se aberto até dia 15 de junho de 2022. Os artigos deverão seguir as normas disponíveis no seguinte endereço: http://www.artis.letras.ulisboa.pt/publicacao_a2%2C10%2C122%2C742%2Cdetalhe.aspx

Dentro do mesmo prazo, serão também aceites pequenos artigos destinados à secção Varia, que não terão que se subordinar ao tema central da revista.

Todos os materiais devem ser enviados para os seguintes endereços eletrónicos: [email protected] e [email protected]

Até 30 de julho serão comunicados os resultados das arbitragens


Credits and Sources

[1] ARTIS 2022 : ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património #10


Check other Conferences, Workshops, Seminars, and Events


OTHER ART HISTORY EVENTS

IVC38-DeadlineExtended 2024: InVisible Culture No 38 - Ecologies of Excess - Deadline Extended to March 15
N/A
Passage 2024: CFP - Passage Journal #4: Hotel
N/A
IVC 2024: InVisible Culture: CFP 38: Ecologies of Excess
N/A
ICVC 2023: 1st International Conference on Visual Culture. Periphery and Interdisciplinarity in Visual Studies
Madrid
Oct 23, 2023
Arts in Society 2024: Nineteenth International Conference on the Arts in Society, Hanyang University, Seoul, South Korea + Online
Hanyang University
May 24, 2024
SHOW ALL

OTHER PHOTOGRAPHY EVENTS

NTIRE 2024: CVPR 2024 New Trends in Image Restoration and Enhancement workshop and challenges
Seattle, US
Jun 17, 2024
IJSIM 2024: International Journal on Stereo & Immersive Media (Vol. 8 — 2024)
N/A
International Conference on The Image 2023: Fourteenth International Conference on The Image
University of San Jorge
Nov 15, 2023
ICPS: PS 2023 : International Conference of Photography Studies: Photography and Site – Routes, Cartographies and Drifts
Funchal, Portugal
Dec 4, 2023
IJSIM 2022: International Journal on Stereo & Immersive Media
N/A
SHOW ALL